Rosemary: what it’s for and how it’s used.

Seu nome científico é alecrim, e pode ser adquirido em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias e algumas feiras livres. O chá de alecrim é conhecido por seu sabor, aroma e benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, reduzir dores de cabeça, resistir à fadiga frequente e promover o crescimento dos fios. O nome científico da planta é Alecrim (Rosmarinus officinalis), que é rico em flavonóides, terpenos e ácidos fenólicos, e tem ação antioxidante. Além disso, o alecrim também tem efeitos anti-sépticos, purificadores, antiespasmódicos, antibióticos e diuréticos.

Melhorar o sistema nervoso:

 

Esta erva acalma e ajuda na memorização e raciocínio lógico, auxilia nos sintomas do envelhecimento e da depressão. O alecrim também ajuda a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente nos idosos e também pode ser usado para esse fim na forma de aromaterapia.

Melhore a digestão:

 

Além de ajudar na digestão, o alecrim também diminui as gazes intestinais, diminui as sensações da Ásia, constipação e diarreia. Além disso, como o alecrim também tem propriedades antibacterianas, ele também ajuda a tratar a gastrite causada pelo Helicobacter pylori.

Atua como um antioxidante:

 

O alecrim é rico em ácido rosmarínico, ácido caféico, creatina e outros antioxidantes, que ajudam a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele. Além disso, os antioxidantes também podem prevenir alterações prejudiciais nas células, como as que causam câncer e outros problemas.

Alivie o estresse e a ansiedade:

 

O alecrim é utilizado na aromaterapia com óleo essencial de lavanda para reduzir o estresse e a ansiedade, pois ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o ritmo cardíaco, trazendo assim uma sensação de tranquilidade.

 Alivie a dor da artrite:

 

O alecrim tem efeitos antiinflamatórios e analgésicos e ajuda a aliviar dores causadas por artrite, dores de cabeça, gota, dor de dente e problemas de pele.

Como usar o alecrim:

 

A parte do alecrim utilizada são as folhas, que podem ser utilizadas para dar sabor aos alimentos e flores para fazer chá e banheiro. – O chá de alecrim pode resolver problemas do sistema digestivo e inflamação da garganta: coloque 4 gramas de folhas em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Filtre e beba 3 xícaras por dia após as refeições; – Banho Reumático de Alecrim: Coloque 50 gramas de alecrim em 1 litro de água fervente, feche a tampa, deixe descansar por 30 minutos e filtre. Em seguida, use a água do banho. – Óleo essencial de alecrim: Este óleo pode ser usado para aromaterapia, massagem ou banho de alecrim. O alecrim também pode ser usado para preparar carne ou batatas cozidas.

Efeitos colaterais e contra-indicações:

 

A ingestão excessiva de alecrim, especialmente o alecrim em sua forma de óleo forte, pode causar problemas como náuseas, vômitos, irritação renal, sangramento uterino, vermelhidão da pele, aumento da sensibilidade à luz solar e reações alérgicas. Também é importante dizer que para mulheres grávidas e lactantes, pessoas que têm epilepsia e problemas de coagulação do sangue ou usam medicamentos como aspirina, não devem ser usados

Melhora a digestão:

 

O chá de alecrim pode ser tomado imediatamente após o almoço ou jantar para ajudar a melhorar o processo digestivo e ajudar a combater a acidez e o excesso de gases. Portanto, reduz a distensão abdominal e a perda de apetite.

 É um excelente diurético:

 

O chá de alecrim é um excelente diurético natural que pode ser utilizado na dieta alimentar para reduzir o peso e combater a retenção de água no organismo. Este chá aumenta a produção de urina, estimulando o organismo a eliminar líquidos e toxinas acumuladas, melhorando assim a saúde.

Combate a fadiga mental:

 

Vários estudos comprovaram os benefícios do alecrim no funcionamento do cérebro, por isso é uma excelente escolha em momentos de estresse (por exemplo, antes de um teste ou antes ou depois de uma reunião de trabalho). Além disso, as propriedades do alecrim também podem desempenhar um papel no combate à doença de Alzheimer e na prevenção da perda de memória, mas mais pesquisas são necessárias para usar o alecrim na produção de medicamentos anti-Alzheimer.

Protege a saúde do fígado:

 

O alecrim pode melhorar a função hepática e reduzir as dores de cabeça causadas pela ingestão de bebidas alcoólicas ou consumo excessivo, especialmente alimentos ricos em gordura. Porém, sem a orientação de um médico, o chá de alecrim não deve ser consumido em casos de doença hepática, pois embora tenha efeito protetor sobre o fígado, não se conhece a eficácia deste chá contra essas doenças.

Ajuda no controle do diabetes:

 

O chá de alecrim também pode reduzir o diabetes e aumentar a insulina, ajudando assim a controlar o diabetes. A ingestão deste chá não substitui a medicação e dieta adequada indicadas pelo médico e deve ser utilizado como complemento ao tratamento médico e nutricional.

Combate à inflamação:

 

O consumo do chá de alecrim também pode combater a inflamação, aliviar a dor, o inchaço e o desconforto. Portanto, pode ajudar a combater a inflamação do joelho, tendinite e até gastrite.

Melhora a circulação:

 

O alecrim tem efeito antiplaquetário, por isso é muito útil para quem tem problemas circulatórios ou precisa descansar alguns dias, pois pode melhorar a circulação sanguínea e prevenir a formação de coágulos sanguíneos, interrompendo a circulação sanguínea. Por isso, uma das sugestões é tomar chá após a cirurgia, por exemplo.

Ajuda a combater o câncer:

 

Alguns estudos em animais mostraram que o alecrim pode reduzir o desenvolvimento de células tumorais devido ao seu efeito antioxidante, mas mais pesquisas são necessárias para determinar exatamente como a planta é usada para produzir medicamentos anticâncer.

Pode ajudar no crescimento do cabelo:

 

Além disso, o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar os cabelos, pois pode fortalecê-los, resistir à oleosidade excessiva e à caspa. Além disso, ao melhorar a circulação do couro cabeludo, promove o crescimento do cabelo.

Como fazer chá de alecrim:

Ingredientes

– 5 gramas de folhas de alecrim secas;

– O ponto de ebulição é 150ml de água.

Preparação adicione o alecrim à água fervente, deixe descansar por 5 a 10 minutos e tampe. Três a quatro vezes ao dia, espreme, toma bem quente, sem açúcar. Além de ser utilizado como chá, o alecrim também pode ser utilizado como erva aromática para dar sabor aos alimentos, podendo ser obtido na forma seca, oleosa ou fresca.

Os óleos essenciais são especialmente usados ​​para adicionar à água do banho ou massagear áreas doloridas.

Por quanto tempo vou tomar o chá?

 

Não existe um horário fixo para beber chá, mas os médicos chineses recomendam beber chá por cerca de 3 meses e devem parar por 1 mês.

É melhor usar as folhas secas ou frescas?

 

Preferencialmente as folhas frescas são melhor aproveitadas porque o potencial terapêutico se encontra principalmente no óleo essencial de alecrim, cuja concentração nas folhas frescas é maior do que nas folhas secas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.